[ editar artigo]

Day Asset: O ativo mais importante de negócios da nova economia

Day Asset: O ativo mais importante de negócios da nova economia

Anda meio fora de moda possuir certos tipos de ativos nesses tempos de economia colaborativa.

Uma das maiores empresas do mundo com essa pegada, a Airbnb, criada em 2008, já vale mais de 30 bilhões de dólares. Nos fez rediscutir "o apartamento na praia" mas não pela trivial questão de deixar o "dinheiro parado", pois pra isto bastaria fazer um pouco de conta e começar a usar o Booking.com.

Na sede do Airbnb em São Francisco, é fácil notar o espírito de “criar um mundo onde todos possam se sentir em casa”. A estratégia é criar e replicar uma sensação de comunidade, que estará a nossa espera, em um novo lugar… Um anfitrião de carne e osso que abrirá "seu coração e sua casa" para lhe receber com um belo café. De fato, é uma proposta de valor muito melhor que checkins e checkouts, e uma estratégia que passa longe da questão de ativos tangíveis ou intangíveis.

Mas o que o próprio Airbnb ainda não tem como negócio? Um ativo diferente e extremamente valioso: o DAY ASSET!

O Day Asset (ativo do dia) traz a perspectiva do indivíduo/usuário para essa conta. Como explico no livro Governança & Nova Economia, é o valor que a empresa oferece para resolver uma dor diária de alguém. Vejamos, por exemplo, o day asset de algumas empresas conhecidas e com valuations superiores ao Airbnb:

  • Amazon: “what you buy” (o que você compra);
  • Facebook:“what you do (who & when)” (o que você faz; com quem você faz; quando você faz);
  • Netflix: “what you like” (do que você gosta);
  • Google: “what you desire” (o que você deseja);
  • Uber: “where you go” (aonde você vai).

O Day Asset é, portanto, algo que mesmo o fantástico Airbnb ainda não tem. Não acordamos diariamente com a dor que sua proposta de valor busca resolver.

Isto pode parecer longe do nosso dia a dia mas está mais próximo e possível do que imaginamos. Como conselheiro e investidor em negócios da nova economia tenho aprendido a criar oportunidades com Day Assets. Então, se nesse momento você está pensando que esse pode ser um insight interessante para sua ideia, negócio ou investimento, você tem um anfitrião aqui disposto a lhe receber com um belo café – no melhor estilo Airbnb 😉.

 

TAGS

Day Asset

Governança & Nova Economia
Governança & Nova Economia
Governança & Nova Economia Seguir

Governança & Nova Economia

Ler matéria completa
Indicados para você