[ editar artigo]

Patinetes 🛴 vs Leis no Mundo

Patinetes 🛴 vs Leis no Mundo

Essa visão ajuda a entender que não está sendo tão simples a regulação dos patinetes em algumas das principais cidades do mundo. A polêmica decisão de apreensão que ocorreu em SP não é uma exclusividade brasileira. Até Los Angeles já ensaiou a mesma ação. De 9 cidades levantadas, 5 proíbem ou estão discutindo sérias restrições. E por motivos diferentes. 

Um levantamento rápido no grupo de whats de experts da Comunidade Governança & Nova Economia apontou que 88% são contrários à apreensão que ocorreu em SP. 

Mas há ponderações que, embora não concordem com a forma abrupta de apreensão, estão alinhadas ao que está ocorrendo na maior parte dos países. Dalmer Maffei, participante da Comunidade, comentou: â€œconsiderando que potencialmente os ambulatórios médicos estão aumentando o atendimento de acidentados vindos desse novo modal, não vejo como errada a ação, mas certamente a FORMA como esta acontecendo, proibindo, apreendendo, passando uma mensagem de não sintonia com o problema.” 

Até mesmo cidades como São Francisco correram atrás de criar um conjunto de regras mais duras para o novo modal. 

Outra colega da Comunidade manifestou: “Considerando que as calçadas mal cuidadas (idosos tropeçando, ...), buracos nas ruas estão propagados, ônibus lotado sem cinto de segurança pra ninguém, sugiro dividirmos a conta e recolher de forma arbitrária todos envolvidos nos acidentes da cidade.... É IRRISORIO aumento de atendimento hospitalar oriundo de patinetes. Poucos sabem mas a Grow emprega centenas de pessoas em comunidades vulneráveis (favelas, etc); no minimo se espera de um gestor diálogo e sensatez.”

De fato, o diálogo - caminho que Los Angeles acabou adotando - talvez seja a melhor ação. O problema é delicado como tratar toda inovação que sempre estará à frente da regulação. Por exemplo, na Austrália, um acidente foi o estopim de um levante popular contra os patinetes. Não é só o Brasil que não é para amadores. O embate entre novos modelos de negócio e as questões regulatórias, em qualquer parte do mundo, não é algo para amadores.

———

Deixe seus comentários abaixo. Ou se tiver interesse em discussões mais intensas sobre aliar Governança & Nova Economia, junte se a nós em https://chat.whatsapp.com/4JUC0pfCHki13ulQ3TUZ9Q

 


Anderson Godz, Curador da Comunidade e Autor do Livro Governança & Nova Economia. Investidor, Advisor, Conselheiro de Administração pela FDC, IBGC e Mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade. Criador do Board Canvas e do MasterClass G&NE, o mais inovador programa brasileiro de governança para a nova economia. 

 


 

Governança & Nova Economia
Anderson Godz
Anderson Godz Seguir

Curador da Comunidade e Autor do Livro Governança & Nova Economia. Investidor, Advisor, Conselheiro de Administração pela FDC, IBGC e Mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade. Criador do Board Canvas e do MasterClass G&NE.

Ler matéria completa
Indicados para você