[ editar artigo]

Curitiba da República ou da Inovação?

Curitiba da República ou da Inovação?

Curitiba sempre foi inovadora. Foi a primeira cidade brasileira a libertar os escravos, teve a primeira universidade federal, é modelo de urbanismo, transporte e sustentabilidade.

Nos últimos anos ficou também conhecida como “República”, capital do combate à corrupção. 

Nesse ínterim a inovação não parou. Ao contrário, a veloz economia fez nascer empresas e movimentos incríveis como Ebanx, Pipefy, Contabilizei, Madera, Olist, RentCars, Júpter, Curitiba Angels, Smart City, Vale do Pinhão, entre tantos outros. 

Mas se não temos 42 praias ou cubos, o que o paranaense tem? 

Em qualquer lugar do mundo os ecossistemas de inovação não se sobrepõem à cultura, ao contrário, se nutrem dela. No Vale, o espírito hippie e ousado está no DNA dos negócios que nascem por lá.

Mas por aqui, se não cuidarmos, a ousadia descamba rapidinho para o lado negro do jeitinho brasileiro. 

É justamente aí que a capital do Paraná tem um ambiente incrível para um dos grandes desafios dos novos tempos: negócios velozes e ao mesmo tempo corretos! 

Como escrevi aqui recentemente, ao longo das últimas décadas passamos de hardware para software e, depois, de software para dados. Então, o que vem agora? 

A resposta é GOVERNANÇA, piá 😂! 

É a governança que dará a mais pessoas uma maneira de participar na tomada de decisões em torno de uma determinada rede. Não é só governança para startups. É governança de startups, de organizações em rede, descentralizadas, hiperconectadas e, ao mesmo tempo, hiperexpostas. É a governança de rebeldes fundadores seriais, de tweets a blockchain, dos tokens, timing to legal, do Board Canvas e de um novo poder! 

Fazer negócios de maneira correta, sob vários prismas, é especialmente complexo no Brasil. A governança, em todas as suas matizes, é um norte para nos salvar desse mar revolto.

Contudo, ainda que fossem temas muito debatidos nas últimas décadas, governança e nova economia pareciam estar se desenvolvendo em estradas paralelas. Até que escândalos como o do Facebook nas últimas eleições americanas nos alertaram para o quanto é urgente discutir esses dois temas sob uma mesma perspectiva. 

A “república” não nasceu em Curitiba por acaso, há uma cultura de fazer as coisas da maneira correta. O movimento Governança & Nova Economia não nasceu em Curitiba por acaso. Há tanto um ambiente de inovação que desafia regulações, ética e compliance, como um ambiente de compromisso cívico com o país e com o combate à corrupção. 

É por isso que decidimos fazer nos dias 01 e 02 de Agosto uma completa imersão nessa cultura. O evento GOnew.Co (Governance & New Economy Community) reunirá os maiores experts em Governança & Nova Economia para um summit de altíssimo nível. Já estão confirmados @Alphonse do Ebanx, @Vitor Torres da Contabilizei, @Alessio do Pipefy, @Allancosta do AAA, e vem mais gente de peso aí. Além de um evento ímpar e exclusivo para 100 pessoas, visitaremos as empresas e os ambientes para entender in loco como Curitiba está equilibrando governança e inovação, além de seu famoso inverno com o calor de assuntos tão quentes!

Entre “república” e inovação, por que escolher apenas um? Fique com os dois.

GOnew.co

Governance & New Economy Community 

Curitiba, 01 e 02 de Agosto

Inscrições limitadas em:

http://experience.gonew.co/curitiba

 


 Anderson Godz, Curador da Comunidade e Autor do Livro Governança & Nova Economia. Investidor, Advisor, Conselheiro de Administração pela FDC, IBGC e Mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade. Criador do Board Canvas e do MasterClass G&NE, o mais inovador programa brasileiro de governança para a nova economia. 

Participe dos próximos eventos da Comunidade! 

Governança & Nova Economia
Anderson Godz
Anderson Godz Seguir

Curador da Comunidade e Autor do Livro Governança & Nova Economia. Investidor, Advisor, Conselheiro de Administração pela FDC, IBGC e Mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade. Criador do Board Canvas e do MasterClass G&NE.

Ler matéria completa
Indicados para você