[ editar artigo]

Blockchain: uma invenção que pode mudar o mundo

Blockchain: uma invenção que pode mudar o mundo

Estamos vivendo um momento de mudanças profundas, baseado principalmente em tecnologias revolucionárias. Inteligência Artificial (IA), blockchain, big data, machine learning e outras estão entre as mais estratégicas tendências tecnológicas e já começaram a mostrar todo o seu potencial.

Ainda não temos ideia de onde isso vai chegar, pois a combinação desse grande potencial disruptivo, rápido crescimento e alto grau de volatilidade fazem dessas tecnologias algo nunca visto em nossa história. 

Darei ênfase agora na tecnologia Blockchain, que mapeia novas possibilidades no avanço da nossa compreensão no relacionamento de confiança no ambiente digital entre pessoas e empresas. Trata-se da tecnologia DLT (distributed-ledger technology) que permite definir, armazenar e transferir valor digitalmente, com custo próximo a zero e sem controle centralizado. O blockchain adiciona confiança a ambientes não confiáveis. Também conhecida como o “protocolo da confiança”, é a tecnologia que prega a descentralização como medida de segurança tornando-se uma solução prática para o problema de armazenamento, autenticação e proteção de dados.

 

A criação de milhares de blockchains possibilitarão não apenas trocar de valores mais facilmente, mas também um novo fluxo de valor, redefinindo papéis, relacionamentos, confiança, poder e governança. 

Qualquer um que já tenha estudado os princípios básicos da tecnologia blockchain percebe quão profundamente essa inovação pode afetar quase todos os ramos. Assim como a internet criou novas possibilidades que não conseguimos prever logo no início, o blockchain possibilitará a ascensão de novos modelos e ideias de negócios que podem ainda não ter visibilidade.

Serviços financeiros, mídia, seguros, agro, educação e saúde são apenas alguns dos setores nos quais o protocolo de segurança provavelmente será muito utilizado.

O futuro pode ser assustador para alguns, mas para muitos outros é realmente promissor. 

Uma coisa é certa: sua empresa irá desaparecer se não começar a considerar os impactos dessas tecnologias e as oportunidades trazidas por elas no seu negócio.

Rubens Neistein

Dir. Executivo

BLOCKMASTER

Governança & Nova Economia
Rubens Neistein
Rubens Neistein Seguir

Engenheiro de produção com especializações em empreendedorismo, e-commerce e marketing digital.

Ler matéria completa
Indicados para você